Iaçu. 63 anos de história
- Informe Iaçu
- 2 de ago. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de ago. de 2021
14 de agosto é uma data memorável para quem nasceu, vive ou mantém vínculos com a cidade.

O dia 14 de agosto de 1958 é o marco mais importante para o município de Iaçu, pois representa a sua liberdade, autonomia perante cidades que detinham o seu pertencimento. Banhada pelas águas do Rio Paraguaçu, maior rio baiano, famoso por abastecer grande parte do estado, inclusive a capital Salvador.
Ao longo destes 63 anos, muito crescimento, começando pelos ferroviários, que ajudaram a edificar a cidade, ainda nos tempos da Fazenda Sítio Novo, pertencente à família Medrado. Ao redor da estrada férrea, a cidade foi ganhando forma, evoluindo, recebendo mais turistas e trabalhadores. A partir da ferrovia, o comércio, a agricultura se energizava, com o passar dos tempos, entre erros e acertos, chegamos aos dias de hoje, trazendo muito aprendizado.
Politicamente, a localidade atingiu um patamar, hoje, de cidade turística, famosa pelas suas belezas naturais, pela culinária de excelência, pela hospitalidade e pelas águas do rio. Sua cultura popular é incontestável, imutável, imortal. A dança, os sambas de roda, as rodas de capoeira, o trabalho com barro, com palha ou a música cantada, são apenas exemplos resumidos da grandeza desta terra.
Aos 63, ainda é muito jovem, mas já se destaca em um cenário próspero vindouro. Se guiada por mãos honestas e inteligentes, o futuro será de alegrias ainda maiores. Iaçu, água grande que banha nossas almas de esperanças. Parabéns!
Comments